sábado, 25 de maio de 2013

Ludismo ao Anarquismo

Ludismo e Cartismo
Ficheiro:FrameBreaking-1812.jpg
O Ludismo foi os primeiros vestígios anarquista na sociedade decadentemente industrial. Embora muitos dizem que o anarquismo era já presente em filósofos cínicos, estoicos e autarcas como Diógenes de Sínope e Zenão de Cítio.
O Cartismo e o Sindicalismo deram início ao Socialismo e o Marxismo ao Comunismo, embora o termo ''comunismo'' já prevalecia entre os pensadores anarquistas assim como o termo Comunalismo e Mutualismo.
Ficheiro:Chartist meeting, Kennington Common.jpg
Socialismo e Anarquismo
O Socialismo foi a praga marxista-leninista que se espalhou pelo mundo através do stalinismo soviético de forma burocrático-estadista. O problema não estava no marxismo e no leninismo em si, mas sim na versão do Bolchevismo e do Menchevismo estadista, se retornassem a concepção anarquista ou socialista libertária o Comunismo realmente seria existente e não seria uma onda estadista-fascista e nazista que se espalhou pelo mundo.
O Trotskismo foi foi o único que se aproximou de uma visão realmente comunista, mas foi corrompido com demais vertentes, e o termo comunismo se tornou banal com tantos esquerdista defensores do totalitarismo estatal sobre o mundo como o Maoísmo, o Castrismo e demais populismos de esquerda.
Ficheiro:Horace Vernet-Barricade rue Soufflot.jpg
O Socialismo, em seus primórdios, tinha os mesmo ideias primitivos dos cartistas, de lutar incessantemente pela liberdade.


Os anarquista sempre andaram lado a lado dos esquerdista por mais que os totalitarista tivessem corrompido o real comunismo, que infelizmente nunca foi real, assim como o anarquismo.
Mas com o Anarquismo Pós-esquerdista houve uma maior separação entre os ideias libertários e esquerdista, surgiu o anarco-capitalismo e correntes ecológicas do anarquismo, além do autarquismo de LeFevre que tentava imitar os anarco-capitalistas com um pouco de anarco-primitivismo, mas não chegavam aos pés da visão anarco-discordiana que tentavam voltar aos princípios ludistas de boicote de forma caótica igual a dos anarco-ilegalistas.
Mas o Desvairismo político só foi completo com os absurdista e o seu Anarco-Experimentalismo, que abre portas para um Anarquismo completamente aquariano e livre pra escolher qualquer concepção anarquista, desde que levem a Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário